Dra. Monique Guilarducci Laureano

Se você tem dor ao mínimo toque ou sente como se estivesse fugindo de um cachorro bravo 24 horas por dia com a sensação de que não descansa em nenhum momento, essa matéria de bloqueio simpático venoso é para você.

Primeiramente ressalto que é importante o profissional de saúde especializado conhecer o seu caso afim de ver a indicação e propor o tratamento adequado. O tratamento da dor vai muito além de tratar a dor isoladamente.

Fibromialgia

O bloqueio simpático venoso é uma estratégia que visa reduzir o circuito cerebral que exacerba as vias de dor e fadiga (cansaço extremo).

Para casos que não se resolveram com tratamento convencionais, o bloqueio simpático venoso pode ser uma opção.

Fibromialgia, Síndrome Complexa Regional (dor do membro fantasma), dores de cabeça de difícil controle, dor desencadeada por crises de anemia falciforme, dor oncológica e esclerose múltipla são algumas das possíveis indicações. O médico Especialista em Dor é o profissional mais capacitado para direcionar o tratamento da sua dor. A Dra Monique Guilarducci é Especialista em Dor pela USP – SP, com título na especialidade reconhecido pela Associação Médica Brasileira.

Nem todo bloqueio simpático venoso é igual, os componentes desse bloqueio variam a depender da finalidade. Existem, também, evidências desse tratamento para alguns casos de doenças psiquiátricas.

Mas afinal do que se trata o bloqueio?

Como o próprio nome diz é uma associação de medicamentos que se fazem na veia, em um ambiente monitorado para a segurança do paciente, visando o bloqueio da hiper excitabilidade neuronal reduzindo como, consequência, a sensação exacerbada de dor e fadiga.

Bsv
BLOQUEIO SIMPÁTICO VENOSO

O sistema simpático é um sistema do nosso organismo para nos preparar para situações de estresse em que o corpo precisa concentrar as energias para fugir ou lutar em situações de risco de vida. Por exemplo, não podemos ter vontade de ir ao banheiro urinar ou defecar enquanto se corre de um cachorro bravo ou do ladrão.  

Correr do cachorro Simpático

Contudo, esse sistema é ativado em algumas situações de dor crônica. O que deveria ser uma proteção de situações estressantes, vira um transtorno na vida do paciente com dor crônica que pode ter esse sistema ligado 24 horas no dia.

Todo paciente que tem dor crônica (mais de 3 meses de duração) tem ativado caminhos mais acessíveis para que o cérebro reproduza sensação dolorosa. Desse modo uma dor que deveria reproduzir uma intensidade leve de dor, passa a concretizar uma intensidade intensa/ bem acentuada de dor. O bloqueio simpático venoso reduz esses caminhos mais acessíveis.

CIRCUITOS CEREBRAIS
DOR CRÔNICA
SIMPÁTICO

Procure já um Especialista em Dor para direcionar o melhor plano de tratamento personalizado para você. Com a Dra Monique Guilarducci, Especialista em Dor, sua dor tem tratamento.

VEJA MAIS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *